BLOG

Um mandato com olhar voltado para a causa animal

Em um país onde faltam investimentos básicos na saúde humana e na educação, falar em políticas públicas para animais é ouvido com desconforto por alguns críticos. Portanto, o maior desafio para estabelecer investimentos nesta área é sensibilizar a comunidade. E é isto que o vereador Raphael Pessoa vem fazendo ao longo destes primeiros seis meses de mandato.

Raphael apresentou alguns importantes projetos nesta área, como a criação de uma Clínica de Atenção Básica à Saúde Veterinária, que recebeu o apelido de ‘UPA PET’, e a construção de pequenos espaços para o lazer de animais domésticos em praças e alamedas, os ‘Espaços Pets’. Outra medida importante foi a apresentação de um projeto de Lei que institui a política de controle das populações de cães e gatos no município de Maracanaú. O controle da taxa de natalidade de cães e gatos, segundo o projeto, será realizado por meio da esterilização química ou cirúrgica.

COORDENADORIA DE BEM ESTAR ANIMAL

Outra importante iniciativa do Raphael Pessoa foi propor a criação da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal que irá promover, coordenar e estabelecer políticas públicas para os animais em Maracanaú. Assim, serão observados o respeito ao bem estar e à dignidade dos animais, a guarda responsável, a não utilização de práticas cruéis, e a preservação da saúde pública. Entre os objetivos da coordenadoria estão a promoção de programas de adoção de animais de estimação, de castração, de conscientização da posse responsável dos animais nas escolas, e de vacinação antirrábica. A coordenaria foi pensada, ainda, para efetivar políticas públicas de resgate de animais em situações de risco ou sofrimento, de atendimento veterinário para os animais da população carente e de combate ao comércio clandestino de animais.