BLOG

REUNIÃO DISCUTE OPÇÕES PARA A CASTRAÇÃO

REUNIÃO-DISCUTE-OPÇÕES-PARA-A-CASTRAÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA O CONTROLE POPULACIONAL

Nesta quarta-feira (5), o vereador Raphael Pessoa (MDB) esteve reunido com o Secretário de Saúde, Francisco Torcapio, para discutir estratégias para a efetivação da Política Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos em Maracanaú. No encontro, foram debatidas algumas ideias e opções disponíveis, entre elas, a parceria com clínicas particulares e a aquisição de um veículo CASTRAMÓVEL, uma proposta apresentada, ainda em 2015, pelo vereador Capitão Martins.

Raphael tem defendido a ideia de realizar as castrações dentro de centros cirúrgicos. Ou do próprio município, ou através da contratação de clínicas particulares. No encontro, o parlamentar apresentou algumas preocupações sobre executar o serviço através de equipamento móvel, inclusive as dificuldades enfrentadas no pós-operatório. Neste sentido, Torcapio apresentou uma sugestão que promete ter a funcionalidade de um castramovel e a infraestrutura de um pequeno centro cirúrgico, um ônibus para a execução do serviço, um VETBUS.

Nos próximos dias a Prefeitura de Maracanaú definirá a opção mais viável para o município, do ponto de vista técnico e financeiro (custo + custeio), mas a promessa do secretário é iniciar as castrações ainda em 2019.