BLOG

Painel de Idéias trouxe um formato inovador de debate

Raphael Pessoa, reuniu no Plenário da Câmara, técnicos e profissionais de políticas públicas de diversas expertises para avaliar questões importantes para Maracanaú, e apontar sugestões de PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS para seu mandato. Este primeiro painel teve a participação do diretor da Escola Técnica de Maracanaú, Evaldo Dantas (foto), do técnico da Seleção Brasileira de Handebol de Areia, Djhandro Ricardo, da Ouvidora Municipal da Saúde e de pelo menos outras vinte pessoas, incluindo o vereador Tales Saraiva e assessores da própria Câmara Municipal, que participaram do encontro.

Foram levantadas diversas questões sobre “urbanismo”, como: mobilidade e acessibilidade e trânsito e meio ambiente. Na área de “direitos humanos”, foram discutidas políticas públicas para mulheres, juventude e população LGBT. Além de outros temas importantes como saúde, esporte, cultura, qualificação e segurança pública.

Um dos pontos mais interessantes do encontro foi o “Eixo Urbanismo”, onde profissionais de áreas correlatas ao tema trouxeram importantes ideias, como: a criação de um Fórum Permanente de Urbanismo; a separação de paradas em frente ao North Shopping Maracanaú; e um projeto de Lei sobre a coleta seletiva. Outro eixo muito bem representado e que nos trouxe excelentes ideias, foi o dos “Direitos Humanos”: uma das mais importantes presenças foi a do coordenador estadual de políticas públicas LGBT, Narciso Júnior, que propôs o projeto de Lei sobre a adoção do nome social em todas as repartições públicas municipais e nas empresas em Maracanaú.

Outra participação de destaque foi da ex-Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher de Pacatuba e servidora de Maracanaú, Martha Cileuda, que apresentou uma série de proposições sobre o combate à violência contra a mulher, entre elas, a criação, nos postos de saúde, de Núcleos de Prevenção à Maus Tratos à Mulher.