BLOG

Castração Gratuita de Cães e Gatos em Maracanaú

Raphael Pessoa Solicita um Centro Cirúrgico para a castração gratuita de cães e gatos em Maracanaú

A Câmara Municipal aprovou, na última terça (20), requerimento do vereador Raphael Pessoa que solicita à Prefeitura, a instalação de um centro cirúrgico veterinário para a esterilização de cães e gatos. Segundo o parlamentar, a castração gratuita de cães e gatos em Maracanaú é Lei e o município precisa da instalação urgente deste equipamento. “Desde o ano passado, está em vigor uma legislação de nossa autoria que instituiu a política municipal de controle das populações de cães e gatos” – explicou Raphael – “e o município precisa do centro cirúrgico para realizar os procedimentos de castração”.

Para Raphael, não é fácil para um político defender a causa animal em um país com tantos problemas sociais, onde a população sofre para ter acesso aos mais básicos serviços como educação e saúde. Contudo, o parlamentar ponderou que a saúde animal está diretamente relacionada à saúde humana. “O aumento da população de cães e gatos, sobretudo, os de rua, amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais às pessoas” – avaliou Raphael – “em especial, idosos e crianças que são mais vulneráveis”.

“Eu recebo muitas críticas” – lamentou o parlamentar – “mas há também muitas mensagens de apoio e motivação”. De fato, há um número cada vez maior de cidadãos que dedicam tempo e recursos ao cuidado com os animais, principalmente aqueles que vivem nas ruas. “Uma rede de cuidadores e cuidadoras vem surgindo e se fortalecendo em Maracanaú” – avaliou Raphael – “estas pessoas são anjos que dedicam suas vidas a tentar amenizar um pouco o sofrimento dos animais em nossa cidade”.

Raphael Pessoa lembrou a gravidade da situação de abandono em que vivem muitos animais: “de cada dez animais que nascem, nove nunca encontrarão um lar”. Permanecendo nas ruas, estes animais estão passando fome, sede e frio, além da constante exposição aos maus-tratos. “Só a castração e uma política municipal forte e constante de controle das populações de cães e gatos pode, em médio prazo, prevenir e erradicar o sofrimento destes animais” – concluiu o vereador.

Comment (1)

Post Your Comment