BLOG

ALUNOS DO TENENTE MÁRIO LIMA VISITAM CÂMARA MUNICIPAL

ALUNOS-DO-TENENTE-MÁRIO-LIMA-VISITAM-CÂMARA-MUNICIPAL

ESCOLA NO PARLAMENTO

O vereador Raphael Pessoa (MDB) recebeu no Plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (6), uma turma de alunos do 2º ano da EEM Tenente Mário Lima para mais uma edição do Escola no Parlamento. O evento apresenta para os jovens um pouco do que são as atividades do Poder Legislativo e o papel de um vereador, além de realizar uma sessão simulada com a participação de estudantes escolhidos pelo próprio grupo.

O evento chamou a atenção pela qualidade das participações. Os estudantes apresentaram diversas proposições e requerimentos e discutiram temas como bem estar animal, segurança pública, educação, saúde, esporte e políticas públicas de juventude.

O estudante Vyctor Eduardo criticou o sistema de marcação de consultas nas unidades básicas de saúde e sugeriu a modernização dos mecanismos de marcação. “tem gente que chega de madrugada e ainda assim não consegue uma consulta”, pontuou o vereador por um dia. Outro estudante, João Gabriel, criticou a transferência do serviço de emergência do Hospital de Maracanaú para a UPA da Pajuçara.

Karen Cristhine citou a precariedade na infraestrutura da escola Tenente Mário Lima e solicitou mais investimentos para a educação. Maria Erika lembrou que a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o segundo idioma oficial do Brasil e que deveria ser ensinado no ensino regular e não apenas em cursos especiais. “Libras deveria estar no currículo regular como inglês ou espanhol, por exemplo”, opinou a estudante.

A aluna Emily Cristine lamentou que as políticas públicas de bem estar animal não são prioridade para o poder público e destacou a importância de Maracanaú instalar uma unidade pública de saúde veterinária.

Calebe Sousa solicitou a construção de um Centro de Referência de Juventude para o desenvolvimento da prática desportiva em Maracanaú. José Heltro Júnior defendeu a instalação de campos e arenas esportivas nos bairros, os Maracananzinhos. Os estudantes destacaram o papel do esporte como lazer, mas também como agente transformador na vida de muitos jovens.

O aluno Tenório Bezerra fez duras críticas a situação da segurança pública no município e apontou diversos problemas vividos pela juventude, sobretudo nas periferias de Maracanaú.

Ivo Pereira fez um relato contundente das condições estruturais do Mercado Central do Jereissati, incluindo a estrutura viária de acesso e a precariedade de estacionamentos. Destacou a importância do equipamento como patrimônio histórico e para a geração de renda em Maracanaú.

O professor Ciro Augusto, responsável pela visita, elogiou a iniciativa do programa e destacou a importância dos estudantes vivenciarem a experiência das instituições públicas e entenderem, na prática, como funciona a política e o seu impacto no dia a dia das pessoas. “a iniciativa do projeto Escola no Parlamento é muito importante para a formação para a cidadania e o despertar do protagonismo juvenil na construção da própria vida e a dimensão política cotidiana, não só a institucional” – comentou Ciro.

Raphael Pessoa elogiou as participações, pontuou que muitas das propostas apresentadas, como a política de bem estar animal e o Centro de Referência de Juventude já foram pautas de seu mandato e garantiu aos estudantes que suas críticas e sugestões serão levadas aos órgãos responsáveis do município e do Estado.

“De todas as atividades que desenvolvo no mandato, a Escola no Parlamento é de longe a minha preferida. É excelente ter a oportunidade de discutir políticas públicas com estes jovens e ver os estudantes sendo protagonistas do que é importante para Maracanaú. Não tenho dúvida de que, no futuro, sairiam excelentes políticos deste grupo” – apontou Raphael.