BLOG

MARACANAUENSES CELEBRAM DIA NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS COM DIVERSAS HOMENAGENS

 

O Teatro Municipal Dorian Sampaio recebeu na manhã da última sexta-feira (18/10) dezenas de profissionais ligados à área da saúde e demais convidados, durante homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores.

A solenidade foi proposta pelos vereadores Raphael Pessoa e Tales Saraiva, em forma de reconhecimento a importância destes profissionais que trabalham incessantemente em prol da saúde. Em sua saudação, o vereador Raphael Pessoa destacou que solicitou a realização da sessão para homenagear duas categorias profissionais dignas do reconhecimento da população maracanauense e de todo país. Raphael destacou o desempenho da classe no inicio da década de 80, momento em que o Ceará tinha um grave problema de mortalidade infantil e foi com a ajuda destes profissionais que foi possível obter resultados positivos.

Ainda durante a solenidade foram feitas homenagens aos seguintes profissionais: Francisco Wagner Fernandes da Costa, Jaqueline Soares Vieira, Joseli Soares Pereira, Antônio Constantino da Silva, Antônio Carlos Albuquerque Gomes, Adriano Estevão Rodrigues, Tânia Maria Viana, Maria Leonarda da Silva Marcelino, Nadir Lúcia Primo de Oliveira, Ana Amélia Cavalcante Moreira, Maria Albaniza Duarte da Silva, Zilmar Soares Pereira.

A homenageada Jaqueline Soares, filha de Bernadete Soares, uma das pioneiras dentro da categoria maracanauense, seguiu os passos da mãe e diz-se honrada em realizar esse trabalho pois “muitas vezes a população nos enxerga mais como amigos do que como um agente de saúde e isto enche meu coração de alegria”. Para ela, esse reconhecimento traz a certeza de estar no caminho certo.

Em suas palavras, a presidente da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Ilda Angélica, também demonstrou contentamento e emoção pelo reconhecimento de anos de luta e apoio aos demais agentes. Hilda aproveitou o momento para lembrar que às lutas em prol da categoria continuam “muita coisa ainda há para construir, precisamos definir a politica de reajuste do piso nacional”; pontuando a âmbito local, destacou uma conversa recente com o prefeito Firmo Camurça para implantação do plano de cargos, carreiras e vencimentos exclusivos destas categorias.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Firmo Camurça, a deputada estadual, Fernanda Pessoa; o secretário de saúde, Torcapio Vieira; o secretário de governo, Neton Lacerda e a presidente da Confederação Nacional dos ACSs, Hilda Angélica Correia.